Tomaz Coelho nasceu em Feira de Santana, e dos seus 31 anos de vida “quase” a metade é de dedicação à fotografia. Seu interesse por fotografia vem de longa data, desde a infância, instigado pelo cinema e pela curiosidade de como todas aquelas coisas impossíveis e bonitas eram feitas.

“Já adulto decidi trocar a carreira de analista de sistemas com todo o estresse envolvido, noites perdidas, correria constante, pela qualidade de vida e realização dos desejos de menino. A transição foi suave, deixei o emprego de analista na indústria e aceitei o emprego de analista para os Correios. Buscava poder viajar e exercitar fotografia nessas viagens, estava completamente decidido em tornar-me fotógrafo. Comprei a primeira câmera e passei também a estudar toda a técnica. Não demorou muito até as oportunidades surgirem nos mais diversos campos da fotografia: ambiente, culinária, retratos, fotografia publicitária como um todo e também fotografia social. Isso foi muito bacana, pois me ajudou a experimentar e entender quais caminhos da fotografia mais tinham a ver comigo. Optei pela fotografia de publicidade, e num abrir e fechar de olhos estou completando 11 anos de fotografia como profissão”, diz ele sobre sua trajetória.

Embora tenha escolhido atuar na fotografia publicitária, Tomaz atua com maestria nos vários campos da arte, inclusive com fino olhar para a nossa regionalidade.

Tomaz

Tomaz Coelho

Tomaz Coelho

Tomaz Coelho

“Gosto de pensar a respeito do espaço que a fotografia ocupa em minha vida e o que ela representa. Sou um tecnicista por natureza e também por hábito, mas a arte é um tipo de inteligência tão elevada que quase sempre não achamos as medidas em termos lógicos, é preciso sentir, usar os sentidos e as emoções. Fotografar me possibilita concatenar aspectos importantes que definem o ser humano, como a razão, a emoção e a percepção. Fotografando achei espaço e a utilidade de sentir o cheiro de uma cor ou o paladar de uma textura. A fotografia é minha linguagem, fotografando eu comunico mais rápido que falando, fotografando eu consigo ser técnico, mas ao mesmo tempo dou espaço para minha subjetividade e meu caráter pessoal”.

Tomaz Coelho

Tomaz Coelho

Atualmente Tomaz cursa o terceiro ano de Medicina na Universidade do Estado da Bahia. Para ver mais do trabalho dele acesse o site www.tomazcoelho.com.br. Tomaz também está no Facebook!